Os visitantes do Centro Comercial de Viana do Castelo vão poder encontrar uma mostra de cerca de 30 imagens, com dimensão 3×2 metros, na Praça Central, em diversos formatos, numa mostra que pretende impactar não só pela sensibilidade e dimensão das imagens mas também pela variedade de formatos pensados para o espaço do Shopping.
Mater, que significa “mãe e nos remete para a mãe que cuida, ou seja, para a Nossa Senhora d’Agonia”, é uma homenagem e reconhecimento de Rui Carvalho, aqueles a quem “devemos a preservação desta tradição, geração após geração”.
Foi em 1772, com os homens do mar vindos da Galiza e de todo o litoral português, que nasceu a rainha das romarias, que ainda hoje é repetida, anualmente, na semana do dia 20 de agosto, feriado municipal.
A Romaria nasceu da fé e devoção dos pescadores de Viana do Castelo à sua padroeira e “não é só a devoção que as gentes da Ribeira de Viana do Castelo têm pela Senhora d’Agonia, é mais do que isso. É um carinho como de um filho que cuida da sua mãe, um respeito e uma devoção que se transformam em força e garra nos momentos mais difíceis”, afirma Rui Carvalho, o autor dos trabalhos.
Pela primeira vez em 248 anos, a festa em honra da padroeira dos pescadores, que trás anualmente milhares de pessoas a Viana do Castelo, não se vai festejar nas ruas. A festa este ano será celebrada em formato digital.
A exposição fotográfica Mater, nasce no âmbito desta edição muito especial da Romaria, para ser apreciada até ao final do mês de agosto.