FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

31 Jul 2020

Fotografias de Rui Carvalho para ver e sentir a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
É inaugurada, este sábado, no Estação Viana Shopping a exposição fotográfica Mater, do fotógrafo e designer vianense Rui Carvalho. A exposição fotográfica para ver e sentir a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, estará patente até 31 de agosto.

Os visitantes do Centro Comercial de Viana do Castelo vão poder encontrar uma mostra de cerca de 30 imagens, com dimensão 3×2 metros, na Praça Central, em diversos formatos, numa mostra que pretende impactar não só pela sensibilidade e dimensão das imagens mas também pela variedade de formatos pensados para o espaço do Shopping.

Mater, que significa “mãe e nos remete para a mãe que cuida, ou seja, para a Nossa Senhora d’Agonia”, é uma homenagem e reconhecimento de Rui Carvalho, aqueles a quem “devemos a preservação desta tradição, geração após geração”.

Foi em 1772, com os homens do mar vindos da Galiza e de todo o litoral português, que nasceu a rainha das romarias, que ainda hoje é repetida, anualmente, na semana do dia 20 de agosto, feriado municipal.
A Romaria nasceu da fé e devoção dos pescadores de Viana do Castelo à sua padroeira e “não é só a devoção que as gentes da Ribeira de Viana do Castelo têm pela Senhora d’Agonia, é mais do que isso. É um carinho como de um filho que cuida da sua mãe, um respeito e uma devoção que se transformam em força e garra nos momentos mais difíceis”, afirma Rui Carvalho, o autor dos trabalhos.

Pela primeira vez em 248 anos, a festa em honra da padroeira dos pescadores, que trás anualmente milhares de pessoas a Viana do Castelo, não se vai festejar nas ruas. A festa este ano será celebrada em formato digital.

A exposição fotográfica Mater, nasce no âmbito desta edição muito especial da Romaria, para ser apreciada até ao final do mês de agosto.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts