FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

13 Jul 2020

Intervenção no baldio de Carvoeiro beneficia área de 75 hectares

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, assinou um protocolo com o Conselho Diretivo do Baldio de Carvoeiro para apoiar a execução de um projeto de beneficiação florestal que abrangeu uma área de 75 hectares no baldio de Carvoeiro. O autarca socialista considerou que esta foi “uma intervenção exemplar em Viana do Castelo”.

Acompanhado pelo executivo camarário e pelo autarca e executivo da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, o Presidente da Câmara visitou ainda as obras da Avenida 18 de Dezembro e a pavimentação da Estrada Nacional (EN) 305-1, tendo ainda avaliado projetos em curso ou já planeados.

O projeto de beneficiação florestal, no valor de mais de 112 mil euros, cuja candidatura foi aprovada no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, contemplou a beneficiação e o aproveitamento de regeneração natural de pinheiro bravo numa área de 13,10 hectares e o controlo da vegetação espontânea, desramação e podas de formação em 61,96 hectares.

Visou a proteção e valorização de sobreiros e carvalhos existentes no baldio, através da eliminação da vegetação arbustiva que era constituída essencialmente por giesta, e na valorização das áreas de pinheiro bravo. Este projeto de beneficiação florestal teve como objetivo principal reconverter povoamentos florestais abandonados e aumentar a capacidade de defesa deste território ao fogo.

O projeto foi financiado a 80% pelo FEADER, sendo o pagamento dos restantes 20% da responsabilidade do Conselho Diretivo. A Câmara Municipal de Viana do Castelo, parceiro estratégico na defesa e valorização da floresta municipal e do baldio de Carvoeiro, disponibilizou-se para apoiar este importante projeto.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts