FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

08 Jul 2020

Melgaço recebe financiamento Europeu para promoção do envelhecimento ativo e combate à exclusão social

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Foi aprovada a candidatura do Município de Melgaço, aos Programas de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS). O programa CLDS-4G Melgaço, que já arrancou, visa complementar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo município, no âmbito do apoio e da promoção do envelhecimento ativo e no combate à exclusão social. Este projeto, que tem 36 meses de duração, conta com um financiamento do Fundo Social Europeu, no valor de 503 853,25€ e tem como Entidade Coordenadora Local da Parceria, o Centro Paroquial e Social de Chaviães.

A vila de Melgaço foi caracterizada como sendo um território envelhecido e como território fortemente atingido por calamidades. Tendo em conta que o programa CLDS-4G é dedicado á comunidade, prevêem-se duas intervenções nesse sentido. A primeira é direcionada à terceira idade e visa o desenvolvimento de ações socioculturais, ações de combate à solidão e ao isolamento e desenvolvimento de projetos de voluntariado orientado para o trabalho com populações envelhecidas.

Já a segunda intervenção, dedicada aos territórios fortemente atingidos por calamidades, contempla o desenvolvimento de ações de promoção da auto-organização dos habitantes do território e a criação/revitalização de associações (moradores, temáticas ou juvenis), que vão ser acompanhadas por técnicos facilitadores das iniciativas, reduzindo o isolamento e a exclusão social.

O programa CLDS-4G vai promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social num determinado território, constituindo-se como um instrumento de combate à exclusão social fortemente marcado por uma intervenção de proximidade realizada em parceria

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts