FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

31 Jul 2020

Monção: Antigo armazém da CP transformado em incubadora para jovens empreendedores

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Monção vai lançar a concurso público, até final de agosto, a empreitada de transformação de um antigo armazém da CP em incubadora para jovens empreendedores, num investimento de 200 mil euros, disse o autarca local.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara daquele concelho do distrito de Viana do Castelo, António Barbosa disse estimar que “a obra possa iniciar-se entre outubro e novembro”.

O autarca socialista democrata explicou que aquele investimento “resulta de uma candidatura que o município apresentou a fundos do programa Norte 2020, para a reconversão daquele imóvel e que foi, entretanto, aprovada com uma comparticipação de 85%”.

António Barbosa adiantou que o novo equipamento “permitirá que os jovens empreendedores possam iniciar a sua atividade profissional a custos reduzidos e num ambiente favorável à criatividade e partilha de projetos e ideias”.

“Se há uns meses este projeto era pertinente, nesta altura, depois da pandemia de covid-19 viu redobrada a sua importância. É uma ajuda importante para quem dá os primeiros passos no mundo laboral. Ao mesmo tempo, asseguramos a fixação de talento na nossa terra, contribuímos para a criação de postos de trabalho qualificados e diversificamos a economia local com o aparecimento de negócios inovadores, potenciando a atratividade empresarial no nosso concelho”, frisou.

O projeto “Monção – Habitat Criativo – Incubadora”, explicou a autarquia numa nota enviada à imprensa, “já dispõe do respetivo regulamento, o qual estabelece as condições de funcionalidade e acesso ao equipamento”.

O documento, “objeto de um período de consulta pública, foi aprovado em reunião do executivo municipal, em maio, sendo ratificado pela assembleia municipal, em junho”.

O novo espaço, “localizado numa das principais entradas do centro histórico da vila, surge com o objetivo de apoiar jovens empreendedores no processo de desenvolvimento e consolidação das suas atividades profissionais, visando dinamizar e diversificar a economia local, ampliar e modernizar o tecido empresarial e criar postos de trabalho estáveis e qualificados”.

Além de “disponibilizar espaços físicos com condições efetivas para o pleno desenvolvimento da atividade, o “Monção – Habitat Criativo – Incubadora” pretende facilitar aos “residentes” o acesso a um conjunto de parceiros, investidores e empresários, proporcionando-lhes, desta forma, uma inserção mais rápida no contexto laboral”.

O objetivo do novo “espaço passará pela criação de um modelo de trabalho partilhado (recursos, experiências, ideias, serviços e competências técnicas) que, por sua vez, conduzirá a um ambiente favorável à aprendizagem e ao empreendedorismo”.

O antigo armazém da CP, “será objeto de uma profunda intervenção de reabilitação estrutural e espacial. O projeto do novo espaço prevê “dois pisos, ligados por escada e plataforma elevatória para utilização por pessoas de mobilidade reduzida, lugares de trabalho em ‘open space’, gabinetes individuais, sala de reuniões e formação, e espaço de convívio”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts