Isto faz com que o Politécnico de Viana do Castelo seja o 1º Instituto Politécnico a obter este reconhecimento, sendo a Instituição de Ensino Superior em Portugal que, atualmente, apresenta o nível mais elevado de reconhecimento pela EFQM.
“Este sucesso é resultado de um ano de trabalho intenso com envolvimento de toda a comunidade, motivada por um objetivo estratégico e uma aposta da Liderança do IPVC na Excelência”, congratula-se a Presidência do IPVC.
Certificação desde 2009
Desde março de 2009, que o IPVC tem o seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado internacionalmente com a Norma ISO 9001, no âmbito de todo o Ensino Superior ministrado pela instituição (CTESP, licenciaturas e mestrados), na elaboração de Estudos e Projetos (IDI) e nos Serviços Sociais (alimentação, alojamento e bolsas) assim como outros Apoios Sociais na área da cultura, desporto, saúde e Mobilidade Sustentável (que inclui Bus-Académico e U-BIKE) e na promoção do emprego.
O Sistema de Gestão da Qualidade do IPVC também se encontra certificado, desde 2013, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior [A3ES], tendo o IPVC sido o primeiro Politécnico, a nível nacional, a possuir “esse reconhecimento” pela A3ES.
O IPVC torna-se assim a primeira Instituição de Ensino Superior cujo Sistema de Gestão tem um triplo reconhecimento, estando, simultaneamente, certificado com a Norma ISO 9001, certificado pela A3ES e reconhecido pela EFQM.
O que é a EFQM
A EFQM é a entidade responsável pelo Modelo de Excelência, que ao longo dos últimos vinte anos, tem sido uma estrutura de suporte para organizações europeias e de todo o mundo, levando-as a desenvolverem uma cultura de excelência, a acederem a boas práticas, a conduzirem a inovação e melhorarem os seus resultados.
O Modelo de Excelência da EFQM é composto por três componentes integrados:
-Os Conceitos Fundamentais da Excelência – Definem os princípios para a organização alcançar a excelência sustentada e são eles: Acrescentar Valor Para Os Clientes; Construir Um Futuro Sustentável; Desenvolver A Capacidade Organizacional; Aproveitar A Criatividade E A Inovação; Liderar Com Visão, Inspiração E Integridade; Gerir Com Agilidade; Ter Êxito Através Do Talento Das Pessoas; Sustentar Resultados Notáveis;
-Os Critérios da EFQM – Convertem os Conceitos Fundamentais numa ferramenta de gestão;
-O RADAR – Ferramenta simples, mas poderosa, para conduzir melhorias sistemáticas em todas as áreas de uma organização. O Modelo de Excelência da EFQM é utilizado como base para a (auto)avaliação da organização, um exercício através do qual é avaliada face a um conjunto de 9 critérios detalhados, os quais estão alicerçados nos 8 Conceitos Fundamentais da Excelência, e pontuada através do RADAR. Enquanto ferramenta de gestão, permite:
– Avaliar o desempenho da organização e identificar pontos fortes e áreas de melhoria;
– Integrar e alinhar os processos, procedimentos e ferramentas existentes, eliminando as duplicações; introduzir uma cultura de melhoria contínua; identificar quais as ações que, na realidade, estão a ter um impacte positivo nos resultados, que áreas necessitam de uma maior atenção e que abordagens devem tornar-se redundantes.
A utilização do Modelo de Excelência assegura que todas as práticas de gestão de uma organização formam um sistema coerente, que é melhorado continuadamente, e que suporta a execução da estratégia pretendida para a organização.
A Associação Portuguesa da Qualidade (APQ), enquanto entidade parceira da EFQM – European Foundation for Quality Management, é responsável em Portugal pela promoção, formação e qualificação de profissionais no âmbito do Modelo de Excelência e metodologias associadas, e igualmente responsável pela gestão do esquema de reconhecimento Níveis de Excelência.