FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 21 Jul 2020

Sistema Municipal de Gestão de Proteção Civil de Viana do Castelo conquista SAG Award 2020

O Sistema Municipal de Gestão de Proteção Civil (SMGPC) da Câmara Municipal de Viana do Castelo conquistou o SAG Award 2020. Todos os anos, a Esri Inc. distingue, num evento anual, os projetos que a nível internacional mais se destacaram devido ao seu carácter inovador, mas também à sua importância no contexto em que acontecem.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Este ano, o projeto português vencedor do SAG (Special Achievement in GIS) Award foi o Sistema Municipal de Gestão de Proteção Civil porque utiliza a Plataforma ArcGIS do início ao fim do processo de resposta a emergências, mas também e principalmente porque permite ao Município melhorar a sua eficácia e eficiência em contextos em que as decisões têm de ser rápidas e assertivas. 

O projeto tem como objetivo dotar os Serviços de Proteção da Câmara Municipal de Viana do Castelo de equipamentos e tecnologias adequados à gestão destas ocorrências através da caraterização do território, respetivos riscos, evolução das ocorrências e gestão de meios móveis operacionais, aumentando a eficácia da gestão de uma emergência e da intervenção das forças de proteção civil e de modo a criar um Sistema de Prevenção, Comando e Controlo para situações de emergência, aumentando assim a sua eficiência interna e consequentemente a prestação de um melhor serviço de socorro ao cidadão.

O Sistema Municipal de Gestão de Proteção Civil demonstra como a plataforma ArcGIS – um sistema de informações geográficas para trabalhar com mapas e informações geográficas – suporta a gestão de todo o ciclo de vida de uma emergência no contexto municipal. Permite o fornecimento de informações, aplicativos, documentação de suporte e ferramentas de gestão para as diferentes partes interessadas em cada fase de emergência.

Para garantir uma gestão eficaz das emergências, são realizadas integrações com sistemas de entidades municipais e externas, como a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil – ANEPC, Instituto Português do Mar e da Atmosfera -IPMA,  Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal  – SIRESP e ainda a sensores meteorológicos instalados no concelho.

O SMGPC garante a centralização e disponibilidade rápida e fácil de dados geográficos críticos, permitindo que sejam padronizados e analisados para obter uma decisão rápida nas ações de mitigação (fase anterior), mas também em resposta (fase posterior).

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts