O concelho de Viana do Castelo tem vários quilómetros de vias cicláveis, compreendidas entre o rio, o mar e a serra e que constituem a Rede Municipal de Ciclovias. A Ciclovia da cidade de Viana do Castelo tem início na frente atlântica da cidade, seguindo em direção ao centro histórico. Percorre toda a extensão marítima até terminar na nascente do Parque Ecológico Urbano, passando pelo núcleo de equipamentos náuticos aí existente. Aproximadamente no ponto médio da frente ribeirinha, um braço atravessa o centro histórico em direção ao Monte de Santa Luzia, no sopé do qual o funicular estabelece a ligação com o topo.
A empreitada aconteceu no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano. Recorde-se que a Câmara Municipal está a investir, até final de 2020, no âmbito do PEDU, 20 milhões de euros em 30 diferentes projetos, cuja intervenção é focada nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU).
O PEDU, financiado por fundos do programa Portugal 2020, visa a qualificação do sistema urbano, mediante três diferentes planos: o Plano de Mobilidade Sustentável, o Plano de Ação de Regeneração Urbana e o Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas.
Adotada como estratégia pelo Município de Viana do Castelo, a reabilitação urbana assume-se como uma política municipal com reconhecido valor, com indicadores e resultados reconhecidos nacionalmente.