FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

13 Jul 2020

Viana do Castelo inaugura em 2021 primeiro centro de certificação de armas em Portugal

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Viana do Castelo recebe, em 2021, o primeiro centro de certificação de armas em Portugal, num investimento de 2,5 milhões de euros. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna.

Antero Luís falava durante a sessão que marcou o lançamento da primeira pedra do Banco de Provas (BdP) de Armas de Fogo e Munições da Polícia de Segurança Pública, em Viana do Castelo. O governante adiantou que dos 2,5 milhões de investimento naquele equipamento, o décimo quinto em todo o mundo, um milhão de euros é garantido por fundos comunitários.

Antero Luís considerou que com a construção do novo centro, “em estado avançado”, “Viana do Castelo vai ser internacionalmente conhecida como certificante de armas”.

“Não temos hoje, em Portugal, nenhuma certificação das armas que são produzidas em território nacional. Com este centro, as armas deixam de ter de ser enviadas para a Bélgica para ser certificadas, reduzindo custos. É uma mais valia não só do ponto de vista industrial, mas também para a própria PSP que se credibiliza e a passa para um nível que hoje não tem”, afirmou o governante.

O BdP de Armas de Fogo e Munições vai nascer na freguesia de São Romão de Neiva, em terrenos contíguos à fábrica belga de armas FN Herstal, responsável pela produção das armas Browning e Winchester.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts