FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

08 Ago 2020

Águas do Alto Minho: População pede regresso da gestão da água e saneamento aos municípios

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A população de sete concelhos do distrito do Alto Minho exigiu hoje o regresso da gestão de redes de água em baixa e de saneamento aos municípios da região, assegurada desde janeiro pela empresa Águas do Alto Minho (AdAM).

A manifestação foi convocada através das redes sociais para este sábado de manhã, junto aos edifícios camarários dos sete concelhos que integram a AdAM.

A AdAM, empresa de gestão das redes de água em baixa e de saneamento, é detida em 51% pela AdP e em 49% pelos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PSD), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (Movimento independente PenCe – Pensar Cerveira), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Três concelhos do distrito – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – reprovaram a constituição daquela parceria.

A nova empresa começou a operar em janeiro, “dimensionada para fornecer mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, e para recolher e tratar mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes”.

Em abril, a empresa suspendeu a faturação depois de terem sido detetados erros de faturação que afetaram 15 mil consumidores.

A constituição tem sido contestada por vários partidos e pela população de alguns concelhos, que se queixa do aumento “exponencial” das tarifas e do funcionamento dos serviços.

Hoje, na cidade de Viana do Castelo, mais de meia centena de pessoas concentrou-se junto à Câmara Municipal.

No protesto de Viana do Castelo, participaram representantes de vários partidos políticos.

A PSP de Viana do Castelo esteve no local.

Fotografias: Rádio GEICE FM / Todos os direitos reservados.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts