FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 14 Ago 2020

Cardielos acolhe em ambiente romântico campestre 7ª edição do “Viana está na Moda”

Por razões sanitárias o projeto “Viana está na moda”, uma iniciativa da designer vianesa, Isabel Lima, que já vai na 7ª edição, vai realizar-se, este ano, no campo, a 18 de agosto, na freguesia de Cardielos pelas 22h00. Cardielos será o cenário "pelo labor feminino predominante de mulheres extraordinárias, que se dividem entre a casa, o campo e os bordados".

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Mantendo a magia das edições anteriores, que se realizaram em lugares emblemáticos da cidade de Viana do Castelo, para esta edição, Isabel Lima escolheu a intimidade do terreiro recôndito e emblemático da Eira e Espigueiro como se de um museu se tratasse. A intervenção artística terá uma leitura com dimensões novas, em espaço de memoria rural, consagrada ao Romantismo Campestre.

Resgatando memorias e utilizando uma metodologia de representação intensificada pela herança cultural, Isabel Lima, sem revelar detalhes sobre a performance “simbolista Vianesa” vai enaltecer a “Terra dos Bordados” (Cardielos), premiada pela natureza paisagística e humana, numa produção artística contemporânea.

Sobre a paisagem ressalta o monte de S. Silvestre, os campos de cultivo e o rio Lima. Dos valores humanos, a designer realça “o labor feminino das mulheres de Cardielos, que se tornaram conhecidas como fazedoras dos trajes à vianesa, e é com esse imaginar de artistas que se apresentam nos dias de hoje, com a relevância de outrora, na Romaria da Senhora d’ Agonia”.

“Sendo este um projeto que exprime a cultura do território de Viana do Castelo assegura a vaidade como manifestação de orgulho, numa celebração de raízes culturais, conciliando o património com critérios estéticos”, explica Isabel Lima.

A partir de Cardielos, para o mundo, “Viana está na Moda” sob o mote de Romantismo Campestre, mostra valores identitários, históricos e artísticos, dignificando a região”.

A 7ª Edição de “Viana está na Moda”, vai seguir as indicações da Direção Geral de Saúde (DGS) e será transmitida em direto online.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts