FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

09 Ago 2020

Exposição “Bem-vinda sejas Amália” recebeu quase 1.500 visitantes nas primeiras duas semanas

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Nas primeiras duas semanas de mostra, a exposição “Bem-vinda sejas Amália”, patente no Museu do Traje de Viana do Castelo, já contou com a visita de quase 1.500 pessoas, destacando-se a forte afluência de turistas de outras nacionalidades. Assim, de 23 de julho a 06 de agosto, a exposição contou com 1.090 visitantes nacionais e 341 visitantes estrangeiros.

A exposição, disponível até 30 de agosto, assinala o centenário do nascimento da fadista Amália Rodrigues. Em Viana do Castelo, a mostra inclui também o traje que a artista envergou em 1998, quando esteve nas festas da cidade enquanto Presidente da Comissão de Honra das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.

Organizada pela Fundação Amália, a exposição integra o programa nacional de Comemorações do Centenário do Nascimento de Amália e tem o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A vida da aclamada Diva do Fado é celebrada nesta mostra em quatro módulos, mostrando as diversas facetas de Amália. “Evocar a figura maior da alma portuguesa do século XX é o desafio que a Fundação Amália Rodrigues se propõe com esta exposição itinerante (…), desvelando múltiplas faces da artista mitificada, divinizada, tornada global e ‘heterónimo de Portugal’”, indica o curador da exposição, Rui Órfão.

Já o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, refere que a fadista, “através da sua inconfundível voz”, marcou o país e o mundo. Considera ainda que “temos uma dívida para com Amália Rodrigues e Pedro Homem de Mello por terem cantado Viana do Castelo em todo o mundo”.

O título “Bem-vinda sejas Amália” é uma alusão à forma carinhosa como foi recebida pelos militares portugueses em Moçambique, em 1969, quando foi cantar para os feridos de guerra. A frase, então escrita num cartaz, registada pela RTP para a posteridade, foi sendo replicada noutras alturas e noutros contextos, nas suas inúmeras digressões pelo país e pelo estrangeiro. 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts