FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Rádio Geice 14 Ago 2020

Marcelo Rebelo de Sousa: “Os vianenses bem sabem da alegria de poder contar com um Bispo disponível no contacto pastoral e humano “

Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República, endereçou esta semana uma mensagem a D. Anacleto Oliveira, Bispo da Diocese de Viana do Castelo.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste
Na mensagem de felicitação endereçada a D. Anacleto Oliveira pode lêr-se “É com todo o gosto que envio umas breves palavras sobre o vosso Bispo, D. Anacleto Oliveira, nos dez anos à frente da Diocese de Viana do Castelo, e nos cinquenta anos da sua ordenação sacerdotal.
Faço-o salientando o notável percurso que levou o Senhor D. Anacleto da sua Diocese de Leiria-Fátima, onde nasceu e onde frequentou o Seminário, à Diocese de Lisboa, onde foi Bispo Auxiliar, passando pela carreira académica na Universidade de Coimbra, onde estudou e leccionou, na
Universidade Católica, onde deu aulas, na Universidade Gregoriana e no Instituto Bíblico, em Roma, e na Universidade de Münster, cidade onde se doutorou  e onde exerceu igualmente funções de capelão dos emigrantes portugueses.
Conhecimento, disponibilidade e serviço são exigências do múnus sacerdotal, e, por maioria de razão, episcopal. E os vianenses bem sabem da alegria de poder contar com um Bispo disponível no contacto pastoral e humano que é ao mesmo tempo um intelectual da Igreja, que integrou a equipa que traduziu a Nova Bíblia dos Capuchinhos e que actualmente preside à Comissão Episcopal de Liturgia.
Um Bispo não tem um currículo, tem uma missão: servir a Igreja e as comunidades cristãs, em diálogo com a sociedade. A ousada divisa episcopal de D. Anacleto, «Escravo de Todos», pode soar estranha aos nossos ouvidos, até nos lembrarmos das palavras do Apóstolo Paulo: «Pois, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos para ganhar o maior número». Assinalando festivamente duas datas marcantes do percurso do vosso Bispo, é também aos católicos de Viana do Castelo que endereço as felicitações, desejando que continueis a ser, com o vosso Bispo, o maior número.”, conclui a mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts