A celebração decorreu na igreja paroquial, sendo seguida de um almoço na Quinta da Presa, com uma participação restrita e observando todas as regras das autoridades de saúde.
Além de várias pessoas da paróquia, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e vários sacerdotes, bem como os pais e os familiares do homenageado.
No decurso da celebração, um representante da paróquia agradeceu estes anos em que o Pe. Renato ali esteve, destacando a sua simplicidade, alegria, inteligência e capacidade de chegar a todos.
O Pe. Renato, por sua vez, agradeceu o muito que, segundo o próprio, recebeu na paróquia ao longo destes anos. Referiu-se, em concreto, ao Pe. Coutinho e demais sacerdotes com quem trabalhou, às crianças, às famílias, aos jovens e aos idosos.
Lembrou ainda algumas pessoas que ali conheceu e que já faleceram.
No final da celebração, garantiu que virá frequentemente a Portugal, nomeadamente à Paróquia da Senhora de Fátima. Admitiu, contudo, que irá descobrir nos próximos anos o verdadeiro significado da palavra “saudade”. Mas garantiu: “será uma saudade
habitada por muitos rostos e nomes que conheci aqui na paróquia”.