“Mesmo com as dificuldades com que nos deparámos, continuámos a desenvolver este trabalho editorial, sempre com a preocupação de valorizarmos a componente cultural e religiosa das Festas, da Cidade e da Região, através de textos inéditos, conferindo desta forma uma maior visibilidade aos colaboradores e à qualidade das suas narrativas”, sublinhou o diretor da biblioteca municipal e coordenador geral da revista, Rui Viana.
“A Falar de Viana” inicia com uma mensagem de Rosa da Conceição Coelho Rodrigues (Rosa Caetano), a Presidente da Comissão de Honra da Romaria d’Agonia deste ano e dos coordenadores da revista. A publicação é dividida em Antologia Poética e Colectânea, terminando com a Reportagem de 2019 e as Festas de 2020.
Para o autarca, José Maria Costa, esta revista apresenta-se como “uma janela rasgada sobre a história de Viana”, desvendando a cidade o concelho através da colaboração de inúmeros escritores.
A presente edição conta com textos de autores variados: Rui A. Faria Viana, António Carlos Santos, Elisa Perestrelo, Eugénio Monteverde, Fernando Castro e Sousa, Susana Cunha Cerqueira, Hermenegildo Viana, Gonçalo Fagundes Meira, José da Cruz Lopes, Francisco José Carneiro Fernandes, Renato Oliveira, Armando Dias, Vasco Gonçalves, António Maranhão Peixoto, António de Carvalho, António Matos Reis, António José Barroso, José Escaleira, Manuel Inácio Rocha, Henrique Rodrigues, Sebastião Pires Ferreira, António Pimenta de Castro, Casimiro Puga, João José Passos, Américo Carneiro, Domingos da Calçada, Manuel André Torres Costa, Porfírio Pereira da Silva, António Rodrigues França Amaral, Manuel de Oliveira Martins, António Martins da Costa Viana, Mota Leite e Artur Coutinho.
A apresentação, realizada na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, contou com a participação especial da fadista Raquel Boaventura, acompanhada por José Pedro Melo na guitarra portuguesa e Rui Ribeiro na viola.