FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 10 Ago 2020

Reformados de Viana do Castelo dedicam exposição às gentes da Ribeira e à Senhora d`Agonia

Até 29 de agosto, a Associação dos Reformados e Pensionistas do distrito de Viana do Castelo (ARPVC) tem patente nas suas instalações, uma exposição alusivos à Romaria de Nossa Senhora d`Agonia. A mostra de Tapetes Floridos da Ribeira e uma Manta de Retalhos feita pelos utentes, são algumas das propostas que a associação vianense preparou e convida a visitar.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Associação de reformados de Viana do Castelo pretende dar o seu contributo para se “sentir as festas da senhora d’agonia”.

“Como é do conhecimento de todos, este ano não se vão realizar as festas da Senhora d’ Agonia. A nossa associação não podia ficar indiferente e propôs-se realizar uma exposição sobre os tradicionais tapete floridos, um tema muito marcante para gentes da Ribeira”, começou por justificar o presidente da associação, Bernardo Sousa.

“Os tapetes floridos são um número inquestionável das festas e para as gentes da Ribeira é a grande demonstração de fé que os pescadores dedicam à sua padroeira. A procissão ao mar é um momento emocionante e a feitura dos tapetes são a prova da grande devoção que os pescadores têm pela Senhora d’ Agonia”, referiu o dirigente.

Quanto à Manta de Retalhos, Bernardo Sousa explicou que “foi um desafio que os animadores e a direção da ARPVC fizeram aos seus utentes e que foi concluído com um resultado fantástico. É a mostra de uma grande demonstração de criatividade, sobre um tema que lhes é muito querido, que são as Festas da Senhora d’ Agonia”.

A exposição foi montada com coordenação de Carlos Vieira e os tapetes foram feitos por João Chavarria. A Associação dos Reformados e Pensionistas contou ainda com a colaboração da Câmara Municipal, da Viana Festas, do Clube de Vela de Viana do Castelo, da Casa S. José, de Domingos Rei, Graciano Sousa, Carlos Gonçalves, Florista Cravus e Cristina Cruzeiro.

A mostra está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00. Aos sábados, das 10h00 às 13h00.

Fotos: Rádio Geice/DR

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts