Na habitual cerimónia de apresentação de cumprimentos das Festas d’Agonia ao executivo municipal, que este ano aconteceu no Teatro Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa apelou a que os vianenses mantenham “o comportamento exemplar” que têm tido em tempos de pandemia. “Foi por amor à vida que, este ano, fizemos uma festa mais contida”, vaticinou.
O edil indicou que, sendo este “um ano diferente”, estamos a viver a romaria de uma forma diferente, “sentindo a nossa festa”. “Todos nós sentimos que gostaríamos de viver a nossa romaria em pleno. Estamos a vivê-la de uma forma contida”, referiu o autarca, elogiando “o brio, a dignidade e a autenticidade” do programa de comemoração virtual que foi preparado pela Comissão de Festas.
José Maria Costa informou que o Primeiro-Ministro, António Costa, lhe enviou uma mensagem a afirmar que “a pandemia por Covid-19 não matará as Festas” e deixando a garantia que, em 2021, espera poder voltar a participar na Noite dos Tapetes da rainha das romarias.
“Era hoje, sexta-feira, que as nossas mordomas vinham à rua com o seu traje, para mostrar a todos a sua vivência e cultura e para convidar todos para as festas”, referiu, lamentando que os vianenses não possam usufruir em pleno da rainha das romarias, já que “a nossa comunidade e os nossos emigrantes precisam da festa para recuperar energias e ganhar ânimo para um ano de trabalho”.