FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

17 Set 2020

Câmara de Esposende avança com reconstrução da ponte do Sebastião

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara de Esposende vai avançar com a reconstrução da ponte do Sebastião, que liga o concelho a Viana do Castelo, numa obra orçada em cerca de 102 mil euros a suportar "em partes iguais" por ambos os municípios.

Anunciada pela Câmara de Esposende, no distrito de Braga, na sua página da Internet, a intervenção da ponte que une Antes a Castelo do Neiva será assumida por si, que será “posteriormente ressarcida pelo município de Viana do Castelo”.

A obra está orçada em 102.090 euros, acrescenta.

A ponte foi construída em 1930 por ordem de um particular, à data o proprietário da azenha e do pesqueiro existente no local.

Ao longo do tempo, a ponte sofreu a queda de diversas pedras que compõem o seu tabuleiro, resultado do embate das árvores caídas ao rio em dias de tempestade.

“A última situação registada ocorreu em 22 de dezembro de 2019, quando a ponte sofreu uma derrocada em grande parte da sua extensão, motivada pelas fortes chuvadas e pelo consequente arrastamento de troncos de árvores que promoveram a queda do tabuleiro e de parte dos elementos dos pilares”, explica a autarquia de Esposende.

Com a empreitada prevista, refere, “serão repostos todos os elementos caídos, usando a tecnologia construtiva usada à data da sua construção original e em período seco”.

A câmara garante que “será mantida toda a sua forma inicial, distâncias entre elementos e aspeto geral”, sendo que “os pilares são compostos por três secções em alvenaria de granito” e que “apenas dois dos 14 pilares são formados unicamente por dois elementos”.

“Na estratégia de unidade territorial, a construção ou reparação de pontes afigura-se primordial, para facilitar a circulação e aproximar as populações e para tornar acessíveis territórios que evidenciem a forte vertente turística do concelho. De resto, esta travessia pedonal adquire manifesta importância e relevo, no que ao caminho da costa para Santiago de Compostela diz respeito”, lê-se.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts