O contrato de desenvolvimento desportivo tem por objeto a requalificação do Campo de Jogos de Vila Fria com o alargamento e colocação de um relvado sintético com as medidas de jogo de 100×64 metros. Esta é uma empreitada orçamentada em 233 mil euros, contando com um apoio financeiro do Município de 192 mil euros.
No contrato é referido que às autarquias locais está cometido o papel preponderante na melhoria das condições de vida da comunidade que servem. A consolidação do papel e da intervenção do movimento associativo no desenvolvimento da prática da atividade social e desportiva, fundamental para a qualidade de vida das populações, exige cada vez mais a existência de um conjunto de condições básicas, infraestruturais e organizacionais que, pela sua especificidade e funções que desempenham determinam, de forma cada vez mais objetiva, o desenvolvimento de processos de articulação, ao nível do território, que tenham em consideração as dinâmicas locais, de forma a potenciar a sua máxima rentabilização.
O território compreendido pelas freguesias de Vila Fria e Mazarefes apresenta uma dinâmica desportiva abrangente, assente no trabalho de proximidade desenvolvido pelas associações locais que, em cooperação com a autarquia local, através da sua atividade regular desenvolvida de forma sistemática ao longo dos anos, tem sido limitada por falta de instalações atrativas para a prática desportiva.
Por isso, este contrato pretende o reforço e a qualificação da rede concelhia de equipamentos desportivos de base; a utilização mais intensa e racional dos recursos disponíveis; e o reforço da articulação entre os diversos meios da administração e o investimento associativo na concretização de projetos essenciais para o seu desenvolvimento.