Em nota enviada às redações, a CIM do Alto Minho, que tem sede em Ponte de Lima, adiantou que a “ferramenta inovadora permite a agregação de conteúdos de diferentes fontes de informação e a pesquisa a partir de um único ponto de acesso”.
O catálogo integra cerca de 300 mil registos, entre coleções e fundos documentais de toda a Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho (RIBAM).
A RIBAM é constituída pelas bibliotecas públicas municipais dos 10 municípios do Alto Minho: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
“Nos casos em que já estão formalizadas as redes concelhias de bibliotecas, outras bibliotecas como as escolares e as associativas estão também agregadas às bibliotecas públicas municipais, o que resulta num maior número de recursos associados”, adianta a nota.
A CIM do Alto Minho acrescentou que “os fundos documentais das bibliotecas municipais de Valença e de Melgaço, por procedimentos técnicos ainda em curso, irão integrar esta plataforma até ao final deste ano”.
Através de um portal que já se encontra disponível, “os utilizadores podem pesquisar e recuperar informação relevante de uma forma simples e eficaz”.
“Os utilizadores apenas precisam de introduzir os termos de pesquisa na plataforma, como se de um motor de busca se tratasse, e depois de localizada a informação, são redirecionados para o sistema que contém a informação primária, permitindo-lhes consultar a respetiva informação de forma completa e no seu contexto original”.
A CIM refere que o projeto foi cofinanciado pelo Norte 2020, mas não revelou o montante investido.