FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 26 Set 2020

Clubes da 1ª distrital de Viana aprovam proposta do Neves que não quer ganhar jogos na secretaria

Uma nova realidade, novas regras. Com a pandemia da Covid-19 a Associação de Futebol de Viana do Castelo mudou o funcionamento do Campeonato Distrital da 1 ª Divisão. As normas da época 2020/2021 foram "impostas" pela direção da associação que tutela o futebol no Alto Minho e apresentadas aos clubes no dia do sorteio.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Antes do sorteio do Campeonato Distrital da 1ª Divisão da AFVC se realizar, e depois de se saber que os clubes que não comparecessem aos jogos por causa de casos de covid-19 nos seus planteis, perderiam os jogos, o Neves FC apresentou uma proposta que foi prontamente aprovada por todos os emblemas. Nenhum clube vai perder um jogo se não o poder disputar devido à doença.

“O Neves sempre quis que o campeonato se realiza-se, mas em condições máximas de segurança. Queremos que seja um campeonato sem casos de covid nos clubes e por isso apresentamos uma proposta que foi aceite por todos. Propusemos que não haja vitórias na secretaria. O Neves propôs que caso um clube tenha jogadores infetados, que o número de jogadores seja demasiado elevado e que comprometa a competitividade dessa equipa, esse jogo deve ser adiado e esperar por outra oportunidade para se realizar. Nós queremos a verdade no futebol e não nos parece correto ganhar por falta de comparência das equipas quando é por doença. Ainda bem que todos os clubes estiveram de acordo com esta proposta do Neves”, congratulou-se.

O campeonato principal da AFVC vai ter 18 equipas, que foram divididas em duas séries. A distribuição dos clubes foi feita a partir das classificações da temporada anterior e no final da competição os três primeiros clubes de cada série vão lutar pela subida para decidir o campeão da competição.

Dos 18 clubes inscritos na prova, apenas o Neves se mostrou satisfeito com a disputa do campeonato em séries. O clube presidido por António Amaral já tinha proposto, em conjunto com o treinador Rogério Amorim, um modelo semelhante.

“A distribuição de séries não é novidade para nós. O Neves apresentou na devida altura, fruto destes momentos extraordinários que vivemos, desta doença que infelizmente não nos larga, que a divisão do campeonato em séries permitiria menos jogos, a mesma competitividade e evita muitas deslocações dos clubes para vários sítios. Somos coerentes e estamos de acordo com a forma como o campeonato se vai disputar. Não podíamos ser incoerentes. Este modelo vai de encontro à proposta do Neves apresentada em junho e estamos cá para disputar o campeonato e fazer o melhor que podermos”, explicou à Rádio Geice António Amaral.

Os primeiros jogos do Campeonato Distrital da 1 ª Divisão da AFVC vão decorrer no próximo dia 4 de outubro e a primeira jornada está alinhada da seguinte forma:

SÉRIE A:
Lanheses – Campos
Monção – Castelense
Neves – Valenciano
Melgacense – P. Barca
Folga: Courense.

SÉRIE B:
Cardielense – Tavora
Correlhã – V. Piães
Ancorense – Âncora Praia
At. Arcos – Limianos
Folga: Barroselas.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts