“As vindimas constituem um importante momento de convívio entre docentes e alunos da instituição, tratando-se de uma forma de acolhimento e de inserção quer dos novos alunos quer de docentes, assim como a possibilidade de todos conhecerem os espaços da instituição e uma oportunidade de todos poderem usufruir de um dia de vindima.”, começa por referir o IPVC, em comunicado enviado à Rádio GEICE.
A iniciativa decorrerá de 8 a 10 de setembro na vinha da Escola Superior Agrária, em Refóios do Lima, cumprindo todas as orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS) em relação à pandemia da covid-19.
A diretora da ESA-IPVC, Isabel Vallin, sublinha que se trata de mais um passo para o retorno da “normalidade”.
“Neste ano marcado pela pandemia da Covid-19, que levou à suspensão de toda a atividade presencial em meados de março, a ESA-IPVC pretende, desta forma, retomar a sua atividade normal com a realização das vindimas, abertas ao público em geral e à comunidade do Instituto Politécnico de Viana do Castelo em particular”, afirma a responsável.
A diretora da Escola Superior Agrária recorda que as vindimas são já um marco na escola. “A retoma das atividades presenciais na ESA-IPVC vai ser festejada com a realização das tradicionais vindimas, em ambiente de celebração e convívio, dando continuidade a uma tradição que atravessa gerações e que representa um dos mais caraterísticos momentos da etnografia portuguesa. Assim, convidamos a comunidade académica do IPVC (alunos, docentes e funcionários), a participar neste evento que marca o início deste novo ano letivo”.