Habitualmente diz-se que a amizade é como uma planta, pois o seu fortalecimento carece de um cuidar e atenção permanentes. E essa é a mensagem que os concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño pretendem difundir e partilhar, a de que a cooperação transfronteiriça, embora seja algo natural, precisa de ser dinamizada e potenciada, de forma a constituir-se como um fator de impacto positivo no bem-estar de ambas as populações.
A árvore selecionada foi um carvalho espanhol, pelo nome e pelas suas caraterísticas de adaptação às condições de terreno e metereológicas, que crescerá tendo como cenário o rio Minho e o Espaço Fortaleza (Goián, Tomiño).
O edil cerveirense, Fernando Nogueira, sublinhou “o enraizar de um símbolo da Amizade Cerveira-Tomiño que, com base nesta cooperação potenciada pela Europa, permite reforçar os laços de amizade que são ancestrais entre dois povos vizinhos, que hoje são muito fortes e que queremos que sejam cada vez mais indestrutíveis”. Por sua vez, a alcaldesa de Tomiño, Sandra Gonzalez, acrescentou que “as árvores, que significam natureza, contribuem para a valorização desta envolvente natural que é objeto da cooperação transfronteiriça existente entre Cerveira e Tomiño, e que também se enquadra na agenda europeia no âmbito da proteção, preservação e valorização do património natural”.
O Dia da Cooperação Europeia ou “EC Day” (European Cooperation Day) é celebrado, anualmente, na semana do 25 de setembro com múltiplas ações dinamizadas em diversas regiões da Europa e que procuram colocar em destaque o potencial e a riqueza cultural presentes nos diversos países que integram a União Europeia.