“É um pouco estranho os incêndios que tivemos nos últimos dias em Viana do Castelo, nomeadamente em Vila Nova de Anha e fico-me por aqui. Estão a ser investigas essas situações pelas entidades competentes, pela Policia Judiciaria (PJ) que tem especialização nessa matéria. Apareceram incêndios à noite em situações não normais e nós estamos muito preocupados com isso”, esclareceu o autarca vianense.
José Maria Costa informou que os incêndios, tem envolvido um grande numero de bombeiros do distrito e de fora do distrito “que nos vieram ajudar. Estamos a falar de um esforço quase sub-humano que é solicitado aos bombeiros em condições muito difíceis, de grandes temperaturas. Isto já não é negligencia, acho que já é outra situação”.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo entende, que a moldura penal para estas situações “tem que ser revista e temos que acentuar ainda mais, não só os mecanismos de prevenção, mas também os mecanismos de vigilância para que coisas estranhas não aconteçam no futuro”.