FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

18 Set 2020

Monsenhor Sebastião Pires Ferreira assume funções de administrador diocesano em Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Monsenhor Sebastião Pires Ferreira, vigário-geral da Diocese de Viana do Castelo, vai assumir funções de administrador diocesano, após a morte de D. Anacleto Oliveira.

A decisão foi tomada esta sexta-feira pelo Colégio de Consultores da diocese do Alto Minho, “em conformidade com as normas do Código de Direito Canónico”, tendo em vista o governo interino desta Igreja local, até à nomeação de um novo bispo por parte do Papa.

Monsenhor Sebastião Pires Ferreira, de 76 anos de idade, comunicou ao núncio apostólico (representante diplomático do Papa) em Portugal, D. Ivo Scapolo, a “aceitação das funções para as quais foi eleito”, assinala um comunicado da Diocese de Viana do Castelo.

O Colégio de Consultores começa por manifestar gratidão pelo percurso do seu falecido bispo.

“A nossa palavra, nesta hora, é, antes de mais, de ação de graças ao Senhor pelo dom que o nosso querido D. Anacleto Oliveira foi, e continuará a ser, para a nossa Igreja Diocesana. Recordamos, com memória agradecida, a recente comemoração dos 50 anos de ordenação sacerdotal e os 10 anos da sua entrada na Diocese de Viana do Castelo, assim como a sua importância e impulso na canonização de D. Frei Bartolomeu dos Mártires”, pode ler-se.

“Queremos, de igual modo, agradecer as inúmeras manifestações de solidariedade e condolências que, ao longo das últimas horas, nos fizeram chegar”, acrescenta a nota.

Regulamentado por normas próprias, o Colégio de Consultores é um organismo consultivo, obrigatório em todas as dioceses para auxiliar no seu governo, sendo constituído por membros do clero, em número “não inferior a seis nem superior a doze”, de acordo com o Código de Direito Canónico.

Monsenhor Sebastião Pires Ferreira, ordenado padre em 1967, foi nomeado vigário-geral da Diocese de Viana do Castelo em março de 1985; foi delegado da Administração da Diocese aquando das saídas de D. Armindo Lopes Coelho (1997) e D. José Augusto Pedreira (2010).

D. Anacleto Oliveira faleceu esta sexta-feira aos 74 anos de idade, na sequência de um despiste de automóvel, na Autoestrada 2 (A2) perto de Almodôvar, que ocorreu ao fim da manhã; o bispo era o único ocupante da viatura.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts