Em nota enviada à Rádio GEICE, a Câmara Municipal de Esposende informa que “esta decisão obteve a anuência da maioria dos concessionários, que mantêm abertos e em funcionamento os seus equipamentos e serviços nas praias de Apúlia, Ofir e Cepães, pelo que nessas estão garantidas todas as condições de segurança balnear. Em Suave Mar, por decisão dos concessionários, os apoios estão encerrados, mas o Município garante a presença de dois nadadores salvadores até ao final da época balnear.”
Recorde-se que o Município, em articulação com as entidades competentes, está a garantir um conjunto de ações de modo a salvaguardar a saúde e a segurança dos veraneantes, levando também em consideração o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
“Por outro lado, considerando que a época balnear será, este ano, mais curta e atendendo às nefastas consequências económicas e sociais resultantes da pandemia, o Município estabeleceu também um conjunto de apoios para os concessionários de praia. Entre vários outros aspetos, a Câmara Municipal assumiu os encargos com a vigilância marítima nas zonas não concessionadas e com as tarefas de manutenção, limpeza e higienização das instalações sanitárias públicas ou de acesso público existentes nas praias.”, pode ler-se no comunicado enviado à imprensa.
A Câmara de Esposende colocou ainda um conjunto de informações e implementou uma campanha de sensibilização junto dos banhistas.