Segundo a Câmara de Ponte da Barca, “a reunião decorreu nos Paços do Concelho e esteve presente Fernanda Marques, vereadora da educação, acompanhada por Fernanda Lopes dos serviços de educação da Autarquia, Carlos Louro, diretor do Agrupamento de Escolas, e Sílvia Barbosa, membro da Direção. No âmbito da pandemia de covid-19, foram discutidas e avaliadas todas as medidas necessárias para iniciar, no próximo dia 17 de Setembro, o ano letivo 2020/2021.
De acordo com as informações prestadas pelo diretor do Agrupamento de Escolas, as aulas vão ser presenciais, sendo o horário de funcionamento das 8:30H às 17:40H para o 2º e 3º ciclo e das 9H às 17:30 para ensino pré escolar e 1º ciclo.
Quanto às competências da Câmara Municipal, no que toca à educação, haverá um reforço da equipa de pessoal não docente nas escolas, para garantir o cumprimento de todas as regras de distanciamento por parte dos alunos e professores, bem como garantir o melhor funcionamento das cantinas.
Relativamente aos transportes escolares, a Autarquia reuniu com as operadoras, alertando para o cumprimento das regras decretadas pela DGS e da legislação em vigor, no que se refere ao número de alunos a transportar e à higienização reforçada dos veículos utilizados. Tal como ocorreu no ano transato, a Câmara Municipal irá dar continuidade à gratuitidade dos passes escolares.”
O Município de Ponte da Barca vai ainda adquirir produtos de desinfeção e ceder equipamentos de proteção individual a todos os funcionários.
A vereadora da educação, Fernanda Marques, está confiante com o futuro ano letivo e garante que “estamos a trabalhar em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, para que este ano letivo decorra da forma mais natural possível. Não queremos que os pais fiquem preocupados ao deixar os seus filhos nas nossas escolas, nem que o medo influencie os alunos durante o ano. Por isso o Agrupamento de Escolas está a trabalhar, em estreita colaboração com a Câmara Municipal, para iniciar o ano letivo com todas as medidas excecionais, no âmbito do Covid-19, necessárias para que tudo corra o melhor possível.”, pode ler-se na nota enviada à Rádio GEICE.