FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

10 Set 2020

Traje à Vianesa classificado como Património de Interesse Municipal

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje a classificação do Traje à Vianesa como Património de Interesse Municipal, uma distinção que vai "enriquecer" o processo de inscrição daquela veste no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Esta é a “primeira etapa” para inscrever aquele traje na lista nacional de património imaterial, um processo que começou em julho de 2013, quando a autarquia, entidade promotora do processo de certificação do Traje à Vianesa, solicitou à Associação Portugal à Mão – Centro de Estudos e Promoção das Artes e Ofícios Portugueses, um estudo que permitisse a elaboração do Caderno de Especificações, “elemento central” no processo da certificação do Traje à Vianesa – Viana do Castelo.

A 28 de Dezembro de 2016, foi publicada a aprovação da inclusão da produção tradicional “Traje à Vianesa – Viana do Castelo” no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas.

Em face daquela aprovação, a Câmara Municipal de Viana do Castelo efetuou o pedido de registo da IG – Indicação Geográfica e marca ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

O Caderno de Especificações contém o “conjunto de elementos que definem o vocabulário e a gramática decorativa que tornam inconfundível a imagem” do Traje à Vianesa – Viana do Castelo.

O Traje à Vianesa é um produto múltiplo, composto por um conjunto de peças, todas manufaturadas artesanalmente na região do Minho (à exceção dos lenços), cujo resultado final se deve à combinação poliédrica entre elas e ao modo como os adornos em ouro o enfeitam e sublinham.

“É um símbolo local e nacional, sendo também motivo de orgulho da diáspora onde existem inúmeros grupos folclóricos que primam pela arte do bem trajar e que sentem uma grande chieira nas suas raízes e nas tradições vianenses”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts