Durante o dia de ontem foram descarregadas as máquinas e montados os estaleiros que vão dar apoio aos trabalhos da operação de reabilitação urbana do Centro Histórico de Caminha – 2ª fase – na Rua de S. João. Foi também instalada toda a sinalização e montados equipamentos de segurança.
O condicionamento de trânsito irá vigorar a partir da próxima segunda-feira e previsivelmente durante seis meses, período estimado para a execução da obra. Como referimos, esta limitação do trânsito irá vigorar durante o horário de trabalho da obra, ficando a Rua de S. João aberta ao trânsito, para cargas e descargas, das 18h00 às 8h00. Durante o período em que decorrerão trabalhos em obra (das 8h00 às 18h00), em casos de expressa necessidade, o acesso à Rua de S. João para cargas e descargas, poderá ser realizado, se se verificarem as condições de segurança para tal, mas sempre com o acompanhamento do diretor de obra ou do encarregado de frente de trabalho.
O presente plano está sujeito a alterações e ajustes (revisões) à medida que os trabalhos decorrerem. Todas as alterações serão comunicadas ao dono de obra, para validação, e convenientemente divulgadas.
Durante o período de duração dos trabalhos será mantida uma equipa de prevenção, que será responsável pela manutenção da sinalização temporária e eventuais reposições necessárias em virtude de ocorrências não previstas, como acidentes ou vandalismos.
Recorde-se que esta operação de reabilitação inclui a renovação das infraestruturas e a requalificação da iluminação pública e traduz-se num investimento de mais de 400 mil euros.
Na 1ª fase procedeu-se à reabilitação de várias artérias do Centro Histórico de Caminha: ruas Ricardo Joaquim de Sousa e Travessa do Tribunal, Largo do Turismo e Largo Dr. Luis Fetal Carneiro, onde se procedeu à qualificação dos espaços, com a renovação de todas as infraestruturas e redes públicas, incluindo a rede de drenagem de águas residuais, pluviais e abastecimento e rede de distribuição de gás natural.