FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

04 Out 2020

Campeonato Distrital da 1 ª Divisão começa hoje com novas regras

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Com uma nova realidade e com novas regras, arranca este domingo, 4 de outubro, o Campeonato Distrital da 1 ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo.

Devido à pandemia da Covid-19, a Associação de Futebol de Viana do Castelo mudou o funcionamento da competição para prevenir possíveis contágios, em que na presente época optou-se por dividir as dezoito equipas em duas séries. Essa divisão foi realizada a partir das classificações da temporada anterior e, no final da competição, os três primeiros clubes de cada série vão jogar pela subida para decidir o campeão da competição. “Tendo em conta as possibilidades que a DGS nos oferece, encontramos uma nova forma para disputar o campeonato. Não vai ser como estava inicialmente previsto, por sabermos que vamos ter que adiar jogos e temos a intenção de levar a competição até ao fim.”, explica o presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo, Jorge Sarria.

O presidente do Neves Futebol Clube, António Amaral, defende que é necessário que o campeonato se realize em segurança e sem registo de casos de Covid-19. “Sempre quis que o campeonato fosse disputado com as máximas condições de segurança e sem casos de Covid-19, por isso, também propusemos que, caso um clube registasse elevados casos de infeção, o jogo teria que ser adiado para não comprometer a competitividade da equipa”.

Com um ano atípico e com as diretivas da DGS, os clubes desportivos encontram-se a ultrapassar um momento conturbado e, um dos motivos para isso, é o facto de não ser permitida a entrada dos adeptos nos recintos desportivos, o que representa perda de receita para as associações e equipas desportivas.

Devido às dificuldades monetárias de alguns clubes, a Câmara Municipal de Viana do Castelo encontra-se a apoiar as equipas vianenses. Uma das iniciativas é o Programa Excecional no mbito da COVID-19 que contempla a atribuição de 250€ por jogo. Os apoios provenientes do município foram oferecidos no período certo e vão conseguir ajudar as equipas de Viana do Castelo, afirma Jorge Sarria. “A Câmara Municipal soube dar o apoio quando era necessário e estancou a desistência de alguns clubes”, refere, completando que se continua “a estudar outras possibilidades para ajudar, mas o problema é a formação, em que muitos talentos se perdem”.

Os primeiros jogos do Campeonato Distrital da 1 ª Divisão vão decorrer esta tarde (15h00) e terão como equipas a União Desportiva de Lanheses, a AD Campos, o Desportivo de Monção, o GD Castelense, o Neves FC, o Sport Clube Valenciano, o Melgacense e a Associação Desportiva de Ponte da Barca na série A.

Já a série B conta com as prestações do Sport União Cardielense, do CRC Távora, da Associação Desportiva e Cultural da Correlhã, do Grupo Desportivo Vitorino de Piães, do Centro C. Desportivo Ancorense, do Âncora Praia Futebol Clube, do Atlético dos Arcos e da Associação Desportiva “Os Limianos”.

Jogos da 1ª jornada:

SÉRIE A:
Lanheses – Campos
Monção – Castelense
Neves – Valenciano
Melgacense – P. Barca
Folga: Courense.

SÉRIE B:
Cardielense – Tavora
Correlhã – V. Piães
Ancorense – Âncora Praia
At. Arcos – Limianos
Folga: Barroselas.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts