FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

15 Out 2020

Cerveira termina até final do ano investimento 1,6 ME em ecovia do rio Minho

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Vila Nova de Cerveira conclui até ao final do ano o troço da ecopista do rio Minho que liga o concelho a Caminha, que representa um investimento global de 1,6 milhões de euros, foi hoje divulgado.

De acordo com um comunicado da Câmara de Vila Nova de Cerveira, a terceira e última fase do projeto, numa extensão de 940 metros, que liga a praia fluvial da Mota, em Gondarém, à freguesia de Lanhelas, em Caminha, vai ficar concluída até ao final do ano.

A criação deste último troço representa um investimento de cerca de 300 mil euros.

O primeiro troço da ecopista do rio Minho foi inaugurado em 2004 e liga Monção a Valença, no distrito de Viana do Castelo. Em 2009, o primeiro corredor ecológico a aproveitar uma linha ferroviária desativada em Portugal foi classificado como o quarto melhor da Europa.

Já em 2017, o percurso total, com cerca de 46 quilómetros, entre Monção e a freguesia de Seixas, no concelho de Caminha, recebeu o título de terceira melhor Via Verde da Europa.

A criação daquele corredor é financiada pelo programa Norte 2020.

Em Vila Nova de Cerveira, a criação daquele corredor ecológico foi iniciada em 2012 e terá uma extensão total de 13,5 quilómetros, num investimento global de 1,6 milhões de euros.

A primeira fase, iniciada em abril de 2012, representou um investimento de 685 mil euros, a segunda, cuja construção começou em junho de 2014, rondou os 593 mil euros, sendo que para cada uma a autarquia obteve uma comparticipação de 85% de fundos comunitários.

Citado na nota hoje enviada, o presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, realçou que “a conclusão da via verde que atravessa o território municipal incorpora uma componente de novos desafios de atratividade turística, bem como é uma porta aberta para a Galiza”.

“Queremos concretizar, num futuro próximo, a ponte pedonal e ciclável entre o nosso Parque do Castelinho e o Espaço Fortaleza, em Tomiño, Galiza, e que será o primeiro Parque Transfronteiriço pelo menos de Portugal/Espanha”, sublinhou.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts