A primeira atividade do festival é a estreia da peça produzida pela companhia responsável pela organização da iniciativa, “Falar a verdade a mentir”. A peça encenada por António Capelo começa às 21h30 do dia 10 de novembro e será apresentada na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda. No decorrer do mesmo evento vão participar companhias de diversos locais do país, como o Teatro Regional da Serrado Montemuro, a Companhia de Teatro de Braga, A Turma, o Teatro da Terra, o CENDREV – Centro Dramático de Évora e o Teatro das Beiras.
Este ano, o Teatro do Noroeste vai concretizar o Festival de Teatro de Viana do Castelo com algumas alterações, destacando-se sessões duplas de exibição das peças. A situação surgiu devido à pandemia da Covid-19, em que é necessário limitar o número de espectadores nas salas de espetáculos.
As peças vão ser apresentadas na sala principal do teatro vianense e no Café Concerto do Teatro Municipal Sá de Miranda. Para além disso, a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo também vai servir de palco, nomeadamente com uma performance plástico-sonora. Outras atividades englobam uma residência artística, uma palestra e a apresentação de um livro.