FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

06 Out 2020

Formas de ativismo que têm ganho expressão

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A defesa pelos direitos é uma das realidades que se estão a tornar mais visíveis no século XXI. Venha conhecer algumas das formas de ativismo que têm ganho expressão.

A globalização do mundo e a mundialização das suas problemáticas veio contribuir para que os meios de comunicação fizessem chegar até aos cinco cantos do mundo as informações que são azo ao questionamento. Desse questionamento nasceram, depois, inúmeras correntes de pensamento e novas filosofias que, por sua vez, estão na base de muitos dos tipos de ativismo que hoje encontramos.
Se alguns tipos de ativismo já vêm do século XX e são mais conhecidos, no entanto, outros, novos, têm ganho expressão no nosso tempo.
Sair às ruas com cartazes ou iniciar movimentos é algo que, quotidianamente vemos acontecer. Venha conhecer os principais tipos de ativismo que têm levado pessoas a erguer a voz, um pouco por todo o mundo.

Ativismo de canábis

O uso da canábis para fins medicinais tem começado a ser liberado em vários países e a experiência de muitas pessoas com esta forma de tratamento e com as caraterísticas da planta para combater a ansiedade, a insónia, as dores crónicas e inúmeras patologias tem motivado um verdadeiro movimento a favor da legalização da mesma pelo mundo.
Muitas vezes este ativismo parte de pessoas que sofreram de doenças graves e a trataram desta forma como é o caso de Priya Mishra e a canábis, a primeira ativista feminina da área da canábis, na India.

Ativismo feminista

Ainda que as questões do patriarcado não sejam novas, as novas formas de misoginia não têm ficado de fora nos debates e manifestações mundiais.
Questões como as diferenças salariais, a violência doméstica e a violação marcam grandemente o discurso feminista da atualidade.

Ativismo anti-racista

Assistimos, com a morte televisionada de George Floyd, ao renascer de um ativismo anti-racista por todo o mundo.
O movimento “black lives matter” é a nova hashtag do movimento que tem levado milhões de pessoas à rua, mesmo em tempo de pandemia.

Ativismo LGBTQ+

O movimento LGBT e a sua luta pela equidade já era conhecido há vários anos mas, com a apresentação de novas formas de viver a sexualidade e o género, o debate tem-se tornado mais completo e visível.
Por todo o mundo, começamos a assistir a um forte ativismo que preenche as ruas e as redes sociais com narrativas pró-equidade e discutindo as noções socialmente implementadas de género, numa defesa humanitária.

Ativismo ambiental

Vários assuntos têm trazido o destaque para as narrativas ecológicas e acentuado o trabalho dos ativistas ambientais.
O degelo dos glaciares, os incêndios na Austrália, a destruição da Amazónia e a forma como as máscaras descartáveis estão a destruir ecossistemas são algumas das temáticas que têm feito com que o ativismo ambiental se mantenha ativo e visível.
Além disso, o movimento associa-se também à apresentação de novas ideologias e formas de vida, incluindo pela promoção de uma alimentação vegan.
Este movimento tem força nas ruas, redes sociais e também documentários.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts