Esta ação vem reforçar a colaboração entre as entidades envolvidas e as previamente protocoladas, tais como a Associação Animal de Esposende, a MIACIS – Proteção e Integração Animal, a Ordem dos Médicos Veterinários e as Clínicas Veterinárias do concelho.
No corrente ano e até ao momento, foram registados mais de 300 ocorrências, mais de 100 animais adotados e uma melhoria significativa na capacidade de resposta às solicitações.
Nesse contexto, o compromisso assumido pelo Município de Esposende para a construção de um Centro de Recolha Oficial irá permitir a progressão do trabalho desenvolvido, bem como o desenvolvimento de projetos, quer ao nível educacional, quer social.
Devido às contingências referentes à realização de eventos públicos, não foi possível celebrar o Dia Mundial do Animal no dia 4 de outubro, contudo, o Gabinete de Proteção Animal e Veterinária continua em ação, tendo como principal foco a promoção do bem-estar animal, o incentivo à adoção responsável e a melhoria das condições de interação entre pessoas e animais.