FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 10 Out 2020

Vianense Iuri Leitão conquista segunda medalha de prata no Europeu de Pista em Itália

O ciclista de Viana do Castelo, Iúri Leitão, voltou hoje a sagrar-se Vice-Campeão Europeu de Pista, desta vez na prova por Pontos. O jovem vianense conquista assim a sua segunda medalha de prata, no Campeonato da Europa que está a decorrer em Fiorenzuola d'Arda, Itália.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Iuri Leitão voltou a colocar a bandeira de Portugal no mastro junto ao pódio. O minhoto sagrou-se vice-campeão europeu sub-23 na corrida por pontos. Iuri Leitão esteve quase toda a corrida em posição de pódio, mas perdeu o lugar de honra à entrada para o último terço da competição.

No entanto, a volta e meia do final, Iuri Leitão arrancou poderoso para ser o primeiro a passar a meta na última volta, aquela em que a pontuação é dobrar. A vitória no derradeiro sprint garantiu a Iuri Leitão dez pontos, que, somados aos que amealhara nas voltas anteriores, significaram a medalha de prata, com um total de 34 pontos, tantos como o terceiro classificado, o alemão Richard Banusch, e o quarto, o suíço Mauro Schid. O russo Gleb Syritsa venceu, confortavelmente, com 66 pontos.

“O Iuri teve um momento de transcendência, fazendo 800 metros no máximo das suas capacidades. Ultrapassou os corredores que vinham em fuga e triunfou no último sprint, feito essencial para podermos chegar ao pódio. Foi o corolário de corrida muito dura, perante adversários muito fortes”, descreve Gabriel Mendes, selecionador nacional de pista.

Em três dias de competição no velódromo ao ar livre italiano, a Equipa Portugal soma quatro medalhas.

O programa de competição de hoje e amanhã foi alterado em virtude de o velódromo ser ao ar livre e de prever-se chuva para domingo. De momento, prevê-se que Maria Martins corra a prova de eliminação às 15h00 de domingo, antecedendo 20 minutos a entrada em pista de Iuri Leitão para o Scratch.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts