Este ano, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) estabeleceu a possibilidade de celebração de protocolo entre os municípios e a Associação Nacional de Farmácias, com vista a agilizar o processo de administração da vacina contra a gripe, de forma a evitar que aquelas pessoas consideradas de risco e/ou vulneráveis se vejam impedidas do acesso à campanha de vacinação.
Para a Vereadora com o pelouro da Ação Social, “todas as formas de colaboração devem ser encaradas como uma mais valia, especialmente quando está em causa a saúde e bem-estar dos munícipes, numa época tão complexa como esta que o mundo está a atravessar”. Aurora Viães realça que “cada um de nós tem uma responsabilidade cívica acrescida, por isso tem de haver a consciência de que o SNS pode ter de redirecionar a sua intervenção para questões muito específicas, e a Câmara Municipal pode ter um papel importante de parceria, garantindo que, mesmo em situação de emergência, os munícipes sejam vacinados”.
O presente protocolo, que vigora entre 27 de outubro e 31 de março, assegura a aquisição de 2000 vacinas. Para concretizar o acesso, os interessados com idade igual ou superior a 65 anos devem entrar em contacto com uma das três farmácias sedeadas no concelho de Vila Nova de Cerveira para efetuar a marcação prévia.