A propósito da campanha “Viver em Melgaço”, o presidente da Câmara, Manoel Batista, destacou que concelho “tem todas as condições e necessidade de receber mais gente para dar respostas às dinâmicas económicas que estão a surgir”.
O autarca adiantou à Agencia Lusa que “no Plano de Atividades e Orçamento para 2021, que a autarquia vai votar no final de novembro, está previsto um pacote de medidas de apoio para quem escolher Melgaço para viver”.
Atualmente, explicou Manuel Batista, “já estão em vigor, entre outras, a isenção de pagamento de taxas de urbanização e edificação para habitação própria e permanente para casais até aos 35 anos, isenção de derrama sobre o IRC das empresas, um fundo de apoio, até 45 mil euros para micro-negócios, e apoios ao investimento específicos para territórios do interior”.
Em vigor estão ainda “medidas de apoio à natalidade, à primeira infância, às famílias numerosas e outros apoios inseridos no Plano de Desenvolvimento Sustentável e Solidário (PDSS)”.
Em nota enviada às redações, o município sublinhou que “a pandemia provocada pelo novo coronavírus obrigou a novos hábitos e levou a que as pessoas repensassem o seu modo de viver e onde viver”.
“Queremos convidar os portugueses a virem viver em Melgaço. Esta nova realidade demonstrou-nos novas formas de viver. O trabalho à distância está a levar os portugueses a procurarem maior qualidade de vida e a abandonar os grandes centros. Queremos mostrar que Melgaço é uma boa opção para viver. Queremos acolher mais habitantes”, refere o autarca, Manoel Batista, citado na nota.
Para o autarca, “quem optar por viver em Melgaço vai encontrar os serviços básicos necessários, uma qualidade de vida saudável, muito diferente da das grandes áreas metropolitanas e uma paisagem única”.
“Estamos a criar um pacote de medidas ainda mais apetecível, para quem escolher Melgaço para viver e contamos com o Governo para nos apoiar neste desígnio”, reforçou.
A campanha hoje lançada nível nacional, vai decorrer “através de diversos meios, nas redes sociais e no sítio do município na Internet, onde constam todas as informações da iniciativa Viver em Melgaço”.
De acordo com dados do município na Internet, Melgaço tem uma área superior 238 quilómetros quadrados e cerca de 10 mil habitantes. O município é limitado a norte e a leste por Espanha, a sudoeste pelo município de Arcos de Valdevez, e a oeste por Monção, também no distrito de Viana do Castelo.