FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

11 Nov 2020

Presépios vianenses selecionados para exposições em Viseu e Pombal

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Depois de terem sido apresentados no Natal passado nos museus vianenses, os presépios criados por artesãos vianenses e os pertencentes ao Museu de Artes Decorativas foram selecionados para marcarem presença em exposições em Viseu e no Pombal.

Recorde-se que, no ano transato, no âmbito da programação de Natal “Sentidos de Viana 2019-2020”, os dois principais museus de Viana do Castelo apresentaram exposições relacionadas com a Natividade. 

Nessa altura, o Museu do Traje acolheu a exposição “Natividade – 1ª edição de Presépios de Artesanato de Viana”, que contou com a colaboração de 33 artesãos vianenses.  Esta foi uma forma de divulgar o artesanato de Viana do Castelo, já que os artífices foram convidados a elaborar um presépio com inspiração na temática popular do Museu e a colocar em cada um a sua interpretação pessoal, empregando para o efeito os materiais que habitualmente utilizam nas suas obras.

A exposição foi muito bem acolhida por todos os participantes e visitantes, contando com cerca de 3.700 visitantes durante o tempo em que esteve patente ao público. Foi lançado, aquando da exposição, o repto para uma segunda edição, que prontamente foi aceite. O sucesso desta exposição levou, agora, o Município de Viseu a organizar uma exposição temporária denominada Presépios de Arte Popular, no Museu Almeida Moreira, convidando os artesãos da 1ª edição de Presépios de Artesanato de Viana a participar.

Já o Museu de Artes Decorativas apresentou, em 2019, a exposição “Natividade – Presépios Historiados”, com obras do seu acervo, referentes ao ciclo da natividade, a que se associaram obras cedidas pela Paróquia de Monserrate. As obras, concebidas em diversas técnicas e materiais, incluíram esculturas em madeira, cerâmica, marfim, pinturas a óleo sobre madeira, óleo sobre tela, relevos em madeira policromada, pintura a têmpera sobre pergaminho e desenhos a tinta-da-china.  

Durante o tempo em que esteve patente ao público a exposição foi visitada por cerca de 800 pessoas. A importância da sua temática levou, agora, o Arquivo Municipal de Pombal a solicitar algumas das obras expostas em 2019 no Museu de Artes Decorativas para uma exposição integrada na programação de Natal do Município de Pombal.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts