FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

17 Nov 2020

Primeira mulher candidata a bastonário da ordem dos psicólogos é de Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A vianense Sónia Rodrigues é a primeira mulher candidata a Bastonária da Ordem dos Psicólogos Portugueses, uma aspiração pioneira na organização, apesar de 84% dos profissionais da área em Portugal serem do sexo feminino.

Com um percurso profissional de relevo em diferentes áreas da Psicologia, Sónia Rodrigues, natural de Viana do Castelo, dá a cara pela Lista A, “Psicólogos pelos Psicólogos”, que quer aproximar as diferentes gerações de profissionais, descentralizar os órgãos nacionais e fazer emergir um olhar mais digno sobre os estágios de acesso à profissão.

Dia 27 de novembro, os psicólogos portugueses têm, pela primeira vez, a opção de escolher uma Bastonária para representar a sua Ordem. Sob o mote “Mudar para Irmos Mais Longe”, Sónia Rodrigues encabeça a Lista A, “Psicólogos pelos Psicólogos”, lista alternativa num caminho que pode ser de mudança na Ordem dos Psicólogos Portugueses: apesar do sexo femino constituir em 84% o número de profissionais na área, a estrutura tem, pela primeira vez em mais de uma década de existência, uma candidata mulher.

Com um percurso de relevo, cruzando experiências de prática profissional em diferentes áreas da Psicologia, Sónia Rodrigues dá a cara por uma candidatura que se assume não apenas pelo pioneirismo deste facto histórico, mas também como uma lufada de ar fresco nos meandros da Ordem, que nos últimos anos se revela cada vez menos coesa e pouco aberta. O projeto “Psicólogos pelos Psicólogos” reúne profissionais das diferentes áreas, gerações e geografias da Psicologia em Portugal, destacando a diversidade e pluralidade existente no âmbito desta profissão. A própria candidata a Bastonária fez a sua formação na Universidade do Porto onde é atualmente investigadora externa, é psicoterapeuta e supervisora de casas de acolhimento de crianças e jovens e vive em Viana do Castelo.

“A unidade na Ordem dos Psicólogos Portugueses surge com caráter de urgência e é para nós prioritária. Este é um projeto que depende de todos os psicólogos: os que têm mais anos de carreira e já passaram por vários desafios, os que estão agora a dar os primeiros passos e a ultrapassar barreiras que apenas surgiram nos últimos tempos, os académicos que contribuem todos os dias com novos conhecimentos para a Psicologia e os que estão no terreno e que, com a sua iniciativa e determinação, levam a Psicologia mais longe”, defende a candidata.

O programa apresentado pela Lista A resulta da participação ativa de muitos psicólogos na construção de um projeto comum e na definição de estratégias para o futuro, promovendo o reconhecimento da Psicologia como ciência com lugar de relevo no mundo atual e a decorrente valorização dos psicólogos, e assentando em seis eixos fundamentais.

“Esta candidatura tem como base um propósito maior: estimular a aproximação dos profissionais à Ordem e envolver todos os membros. Enquanto classe, precisamos de nos unir e de sermos mais solidários, de encontrar formas de nos desenvolvermos em conjunto, de nos apoiarmos mutuamente e de valorizarmos o nosso trabalho para o ver valorizado. Temos que garantir a cada jovem psicólogo a possibilidade de olhar esta profissão com a mesma paixão nós pudemos experimentar, e com eles e elas, sair deste tempo de mudança e estranheza renovados e reinventados. É tempo de sermos Psicólogos pelos Psicólogos”, explica Sónia Rodrigues.

Nesta linha de seis eixos, o destaque vai assim para a aproximação da Ordem a todos os psicólogos, já que grande parte desta interação é realizada de forma indireta, via telefone ou através da área reservada do site da organização. “É fundamental que haja uma mudança nesta realidade. Queremos uma ordem muito mais próxima de todos, desde a sua Bastonária aos restantes membros dos Órgãos Nacionais e às diferentes delegações Regionais”, acrescenta.

Para dar resposta a esta necessidade, a equipa pretende, entre outras ações, criar espaços administrativos descentralizados, dotar as delegações regionais de maior autonomia e deslocar a sede da Delegação Regional do Sul para Faro, para evitar a duplicação de recursos na mesma cidade, uma vez que a Sede Nacional é em Lisboa.

A vontade de mudança e de integração de todos, indepentemente da faixa etária ou do nível de experiência profissional, acresce como bandeira de importante relevo na candidatura de Sónia Rodrigues: a dignificação do estágio profissional e a garantia dos critérios de exigência no acesso à profissão. “os psicólogos júnior são, muitas vezes, negligenciados no seu processo de entrada nesta profissão. Não há crescimento de uma ordem sem a união da mesma e a preocupação das suas bases estruturais com aqueles que serão os psicólogos de amanhã. Esta equipa pretende criar novas metodologias para apoiar os nossos novos colegas em todo este processo, nomeadamente através da redução dos custos inerentes ao Ano Profissional Junior e a atualização do modelo da formação de acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses”, conclui.

A Lista A defende ainda a equidade entre os psicólogos, com uma adequação às exigências da prática e à realidade de cada um/a, nomeadamente através da redução da quota mensal e criação de uma quota social, assim como a garantia de acesso à Ordem por pessoas com grau académico Pré-Bolonha; a abertura, transparência e exigência na atuação da Ordem, nomeadamente através de uma reestruturação da despesa; a progressão dos psicólogos, assente no assegurar de melhores condições para o exercício das suas funções, com garantia de proteção jurídica; e ainda a valorização do papel do psicólogo na sociedade.

As eleições para os Órgãos Nacionais decorrem no próximo dia 27 de novembro. A lista A que tem como candidata a Bastonária Sónia Rodrigues concorre contra a lista encabeçada pelo atual Bastonário Francisco Miranda Rodrigues, que é membro da Direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses desde a sua constituição, há 13 anos. Pode consultar o programa completo da Lista A em www.psis-pelos-psis.pt ou visitar o Facebook da candidatura, em www.facebook.com/psis.pelos.psis .

Últimas Noticias

Últimos Podcasts