Os EEPA estão divididos em duas fases, a primeira a nível nacional, coordenada pelo IAPMEI – Agência para a competitividade e inovação, I.P., e a segunda a nível europeu, avaliada por um júri. Foi na primeira fase que o projeto Viana Abraça se destacou e recebeu a menção honrosa, na categoria de empreendedorismo responsável e inclusivo.
A categoria de empreendedorismo responsável e inclusivo diferencia projetos nacionais, regionais ou locais por parte das autoridades ou de parcerias público-privadas que promovam a responsabilidade social nas pequenas e médias empresas e incentivem o empreendedorismo junto de grupos desfavorecidos de longa duração.
A iniciativa EEPA 2020 visa, assim, distinguir projetos identificadas com boas práticas de promoção empresarial, em várias áreas, em função da especificidade do contributo da iniciativa para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões. A iniciativa da Comissão Europeia está alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020 e coordenada em Portugal pelo IAPMEI.
Os prémios foram recentemente entregues numa cerimónia transmitida em streaming com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves.
O projeto Viana Abraça tem como objetivo o desvio de resíduos orgânicos do aterro e a atribuição de benefícios sociais às instituições de solidariedade social do Município.
Por cada euro poupado através do desvio de resíduos orgânicos do aterro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo junta outro euro. O total do valor arrecadado reverte a favor da atribuição de benefícios sociais, como a aquisição de bens que permitem um melhor funcionamento das instituições de solidariedade social do Município. Desde julho de 2018, o contributo dos vianenses já permitiu a doação de benefícios sociais a quatro instituições do Município.
Recorde-se que os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo apresentam uma nova imagem, que representa a atividade desenvolvida no que toca à Gestão dos Resíduos Urbanos e a Gestão da Atividade de Limpeza Pública. Na nova imagem, a folha azul passou a ser verde para reforçar a orientação ambiental e a recolha de resíduos.
Os SMVC assumem, assim, a recolha de resíduos em todo o concelho e a limpeza pública no centro histórico da cidade. Continua disponível, gratuitamente, o serviço de Recolha de Monstros e de Resíduos Verdes Urbanos, mediante agendamento.