Trata-se de um espaço preparado com mobiliário, enfermaria, zonas de apoio logístico, circuitos definidos e climatização, com capacidade para albergar até 200 camas, ativadas em módulos de 10 de acordo com as necessidades, estando no momento disponíveis 120. Esta estrutura é destinada a pessoas hospitalizadas com a infeção COVID-19 que recebam alta clínica, mas que não estão negativos, ou aqueles que são provenientes de estruturas de apoio social, cujo regresso à instituição pode colocar em perigo os demais.
Este espaço pode ainda acolher doentes que não necessitem de cuidado hospitalar diferenciado e que de alguma forma possam estar a ocupar vagas de hospitais, mas que necessitem de vigilância médica.
A abertura da estrutura conta ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, do Presidente da Comissão de Proteção Civil Distrital de Viana do Castelo, Miguel Alves, do Presidente do Conselho Diretivo da ULSAM, Franklim Ramos, do Comandante Operacional Distrital, Marco Domingues, da Diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo, Cristina Oliveira e o Delegado de Saúde Coordenador, Luís Moreno Delgado.