“Cozinha, refeitório, instalações de apoio à cozinha e Sala de Convívios foram renovados, contam com novos equipamentos, estão mais amplos e capacitados para dar mais conforto e segurança a utentes e profissionais”, informou a autarquia em nota enviada à Rádio Geice.
Com esta intervenção o Lar Cruz ficou “mais capaz” para dar uma resposta mais qualificada aos seus utentes e estar preparado para aplicar as medidas exigidas no contexto pandémico que vivemos.
“A cozinha era pequena e sem capacidade para dar resposta às necessidades da instituição. Com as obras melhorou a sua capacidade e os novos equipamentos garantem mais qualidade e eficiência a este setor, que atualmente prepara 200 refeições entre utentes do lar, creche, apoios domiciliários e cantina social. O Espaço de Refeições foi igualmente renovado, está mais bonito, confortável e amplo, permitindo neste contexto atual manter o distanciamento de segurança entre os utilizadores”, explica a mesma nota.
Como o bem estar depende da qualidade e funcionalidade de todos os espaços que pertencem ao complexo social, a Sala de Convívio, local onde passam o maior período de tempo, também, foi alvo de requalificação e ampliação, apresentando-se agora com melhores condições, conforto e mais capacitada para proporcionar as atividades essenciais ao bem estar físico e cognitivo dos utentes.
A verba municipal cobre o valor não comparticipado nas obras do Lar numa candidatura apresentada pela instituição aos fundos comunitários do Norte 2020.
Para o Presidente da Câmara, Manuel Rodrigues Lopes “Assim estamos a contribuir para que os nossos seniores tenham as melhores condições, o melhor tratamento, a melhor atenção nas instituições de Valença.”. “Felicito a equipa de direção e os seus colaboradores porque vi empenho, dedicação e motivação para fazer melhor. Vi uma instituição melhor, mais qualificada e com serviços de qualidade. Parabéns”.