Macron realizou o teste PCR, após o surgimento dos primeiros sintomas. “O Presidente da República foi diagnosticado positivo para a covid-19 hoje”, afirmou o gabinete de Macron em comunicado.
António Costa foi a França para um almoço de trabalho com Macron. Ambos reuniram-se na quarta-feira no Palácio do Eliseu para discutir a preparação da presidência portuguesa da União Europeia.
No âmbito da preparação da Presidência Portuguesa do Conselho da UE tive hoje um almoço de trabalho com o Presidente @EmmanuelMacron. Na sequência do acordo no Conselho Europeu, agora é tempo de concretizar e por isso o mote da nossa presidência é “Tempo de agir”.#EU2021PT pic.twitter.com/c352xhnixj
— António Costa (@antoniocostapm) December 16, 2020
O presidente francês vai ficar em isolamento durante sete dias. O primeiro-ministro português tinha já um teste marcado para esta quinta-feira à tarde para poder viajar para São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau. Depois de saber do contacto com o caso positivo, o teste vai ser antecipado.
O primeiro-ministro encontra-se, por agora, na residência oficial de São Bento e vai participar numa reunião, através de videoconferência, sobre o plano de vacinação contra a Covid-19. António Costa irá, para além de realizar o teste, responder ao inquérito epidemiológico. Após os procedimentos, o primeiro-ministro receberá as indicações das autoridades de saúde.