Para aceder basta estar inscrito como utilizador da Biblioteca Municipal ou aceder ao espaço de leitura da própria Biblioteca. A solução, distribuída pela WECUL, vai assim permitir o acesso digital, seguro e simples, a milhares de jornais e revistas.
O Presidente da Câmara Municipal acredita que, com esta aplicação, “Viana do Castelo deu um enorme salto no mundo digital”, já que esta é uma ferramenta importante e “muito válida” em tempos de pandemia. “Estamos a prestar um serviço público à comunidade. Democratizar o aceso à informação é essencial”, realça José Maria Costa.
O utente apenas tem de descarregar a aplicação PressReader ou aceder ao website www.pressreader.com, entrar através da opção Bibliotecas e Grupos, selecionando Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, digitando depois as credenciais associadas ao seu cartão de leitor (número e pin).
A Biblioteca Municipal, desenhada por Álvaro Siza Vieira, tem uma área total de 3.130 metros quadrados divididos por dois pisos, sendo o piso inferior destinado aos serviços técnicos, gabinetes de trabalho e de consulta especializadas, áreas de depósito e de atendimento, reservando-se o andar sobrelevado às salas de leitura para adultos e crianças. Atualmente, a biblioteca conta com cerca de 100 mil livros.
Enquadrada com o rio e com o centro histórico da cidade, a Biblioteca foi construída em betão branco, que recobre uma complexa estrutura em ferro, sendo o embasamento em granito. As salas são inundadas de luz natural graças aos originais lanternins e às grandes janelas panorâmicas sobre o rio Lima.