“No meio de uma pandemia global, todas as pessoas de todos os locais tentaram perceber o que se estava a passar à sua volta – e é por isso que não é surpresa que o coronavírus tenha sido a pesquisa mais popular em todo o mundo este ano e, obviamente, Portugal não foi exceção”, refere a Google.
Em termos gerais, os temas “coronavírus Portugal”, “escola virtual”, “coronavírus”, “eleições nos Estados Unidos”, “Pedro Lima”, “Segurança Social Direta”, “classroom”, “DGS”, “Zoom” e “Liga NOS” foram os temas mais pesquisados este ano.
Entre as pesquisas sobre como fazer coisas, destacam-se “como fazer pão”, “como fazer máscaras”, “como funciona ‘lay-off'” ou “como colocar máscara”.
Palavras novas também foram pesquisadas no Google, como “o que é ‘lay-off'”, “o que é mitigação” ou “o que é calamidade pública”, entre outros.
Entre os protagonistas internacionais estiveram “Cavani”, “Donald Trump”, “Joe Biden” ou “Isabel dos Santos”, enquanto a nível nacional destacou-se “Pedro Lima”, o ator português que morreu em junho.
O futebolista argentino Diego Maradonna também consta na lista de pesquisas.
“O ano de 2020 foi recheado de surpresas e dilemas nas quatro linhas: transferências milionárias, vitórias e derrotas moldaram a pesquisa dos portugueses”, refere a Google, adiantando que “o enorme sucesso de ‘Bruno Fernandes’ no Manchester United, tornou-o o líder da tabela dos nomes nacionais mais populares em Portugal na pesquisa Google.
Já “Cavani” e a “sua possível transferência para o Benfica foi outro dos interesses dos portugueses e que fez com que o jogador fosse o nome internacional mais popular nas pesquisas no Google”, adianta.