A iniciativa é promovida pela CIM Alto Minho e Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte, a ação envolve os concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
“Esta é uma iniciativa dos 10 municípios do Alto Minho que visa tirar partido daquilo que já é um património de todos e que queremos que seja também levado a Património Imaterial da Humanidade”, explica o presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa. O presidente realça que contam com “uma equipa técnica fabulosa, com uma participação de grandes cantadores”.
A Desgarrada, ou Canto ao Desafio, é um dos principais ícones do Património Cultural Imaterial do Alto Minho. O improviso e o sentido do humor são as principais características. O poema popular, construído na hora, costuma ser acompanhado pelo som de uma concertina.
A conferência contou com o produtor David Martins e o cantor repentista, Augusto Canário. O projeto vai decorrer entre dezembro de 2020 e novembro de 2021.