A iniciativa aborda várias áreas científicas e tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre o quotidiano e os cursos da universidade. A Construção de um mosteiro, os mistérios do cérebro, as alterações climáticas nos rios, os movimentos nacionalistas, as interações humano-robô, as pandemias na História, o sucesso escolar de minorias, as diferenças culturais nas decisões judiciais, os limites da memória, o rendimento básico incondicional ou a promoção da saúde nas escolas são alguns dos temas a serem abordados.
Os alunos vão poder estar em contacto com cientistas da Universidade do Minho. Durante esta semana a academia “vai apresentar a oferta formativa da UMinho e evidenciar a investigação”. O projeto conta com participantes de 50 escolas, entre as quais, algumas de Viana do Castelo.
Em comunicado, a UMinho expressa, ainda, o desejo de integrar os alunos, até ao final do ano letivo, em sessões práticas nos centros de investigação da academia. O objetivo é promover a interação direta e pessoal daqueles estudantes com docentes e investigadores das suas áreas de preferência. Esta parte do projeto está dependente da evolução da pandemia de Covid-19.