O programa é destinado a todos os doentes hipertensos que tenham como objetivo reduzir controlar a sua tensão arterial. Em comunicado, o AW explica que o programa, desenhado para grupos de oito pessoas, “trabalha em função das patologias e das características individuais de cada elemento”.
“A assinatura deste protocolo pela SPH é o reconhecimento de anos de trabalho intenso no desenvolvimento de Programas de Exercício Clínico, especialização de profissionais do exercício e a confirmação por uma sociedade cientifica de que o exercício físico orientado e prescrito em função das necessidades e limitações do utente”, sublinha a directora executiva do AW, Célia Ventura.
“Acreditamos que o Projeto Axis de Exercício Clínico para além do que contribui na qualidade de vida do utente com patologia, será um agente na mudança de paradigma nos cuidados de saúde em Portugal”, afirma a responsável.
A hipertensão é uma doença multifatorial podendo ser provocada ou acelerada por fatores alimentares, desta forma o apoio nutricional é uma realidade no programa.