FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

sc v

11 Dez 2020

Surf Clube de Viana é parceiro na implementação do Centro de Surf Adaptado em Las Palmas

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A criação de um Centro de Surf Adaptado na zona de La Cícer, em Las Palmas, está a ser projetada já para o próximo ano. Este projeto foi apresentado nas Jornadas de Surf Adaptado, que se realizaram em Las Palmas, em outubro, e nas quais João Zamith, presidente do Surf Clube de Viana (SCV), foi um dos oradores convidados.

Viana do Castelo e o SCV são referências europeias em surf adaptado (para surfing). O SCV, além de, sobretudo nos últimos anos, ter vindo a proporcionar um grande número de experiências nesta modalidade, organizou vários estágios/meetings/camps e o 1º Europeu de Surf Adaptado, que registou grande êxito. Tem vindo também a apostar na formação de atletas, tendo inclusive uma equipa de Para Surfing e uma atleta na seleção nacional, que conquistou a 1ª medalha de bronze a nível mundial na sua categoria, detém o título de 1ª campeã europeia e uma medalha de bronze a nível europeu. Nos últimos anos, os atletas do clube vianense ainda têm realizado estágios de surf adaptado na ilha canária de Fuerteventura.

João Zamith considera que esta cidade espanhola tem condições de excelência para o desenvolvimento da modalidade, e “como eles veem em nós um modelo, vamos apoiá-los no desenvolvimento do seu centro de surf adaptado. Sabemos o quão importante é a existência de sinergias e de parcerias para o desenvolvimento de projetos. Também, no início do nosso percurso nesta modalidade, beneficiámos do apoio da cidade-membro de Santos, no Brasil, uma referência mundial na área.

Neste momento, Las Palmas está a desenvolver a sua política marítima integrada, e estas primeiras Jornadas de Surf Adaptado, bem como o seu projeto de Centro de Surf, são elementos-chave desta política.

“Estamos contentes, não só por podermos partilhar a experiência de Viana do Castelo neste evento, presencial e com transmissão em streaming, mas também por podermos contribuir para o desenvolvimento geral do surf e em particular para o seu desenvolvimento noutra cidade-membro, materializando um dos propósitos da WSCN.

Segundo José Eduardo Ramírez, vereador de Ciudad de Mar, este centro é uma das ações previstas na estratégia do Município para transformar o surf numa atividade inclusiva nas suas praias.  O objetivo é “fazer do mar um lugar de encontro e diversão para todos. Podemos ajudar a transformar vidas!” Considera, no entanto, que isso só será possível com um trabalho contínuo e conjunto de entidades públicas com os clubes/ empresas de surf da cidade.

Viana do Castelo e Las Palmas, Gran Canaria, são cidades-membro da World Surf Cities Network (WSCN).

Últimas Noticias

Últimos Podcasts