FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Outras

24 Dez 2020

Tradições de Natal: Noite de consoada

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.

A origem do nome “Consoada” vem do Latim “consolata”, de “consolare”, “consolar”. Na tradição católica os fiéis participam, ao final da noite, na Missa do Galo.

Segundo a tradição portuguesa, a Consoada consiste principalmente em bacalhau com batatas e couves, seguido dos doces, como aletria, rabanadas, filhoses e outros. Em algumas regiões do país (principalmente no Norte), o polvo também consta da mesa de Natal.

Em Trás-os-Montes, peru no forno, canja de galinha e assados de borrego, porco ou leitão também marcam o Natal, enquanto na Beira Alta, o cabrito é uma tradição. No Alentejo e no Algarve, o peru recheado assado são pratos que podem constar das mesas.

No entanto, são muitas as pessoas que não cumprem a tradição à risca, isto porque a loiça usada não deve ser lavada nem levantada da mesa por respeito a todos os mortos da família.

Outra alteração que a consoada sofreu ao longo dos anos, é que inicialmente era constituída por uma refeição leve de peixe. Hoje em dia o peixe mantém-se, pois muitas pessoas comem bacalhau cozido com batatas e couve portuguesa, seguida de uma quantidade quase industrial de doces.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts