O Blu European Festival é um programa transnacional que conta com diversos parceiros, como o Município de Viana do Castelo. Nuno Cruz, professor e fotógrafo amador, teve conhecimento da iniciativa ligada ao mundo da fotografia a partir das redes sociais da capital do Alto Minho. “Conheci o concurso através de uma publicação da Câmara Municipal de Viana do Castelo e, mais tarde, entrei em contacto com a organização do festival com o intuito de saber mais sobre o regulamento do mesmo”, refere.
Ligado ao mundo da educação, Nuno Cruz, aproximou-se da temática do mar através das convivências familiares, nomeadamente por causa da figura paterna. “O meu pai chegou a andar na pesca do bacalhau e também foi marinheiro na Marinha mercante. Nesse sentido, sempre estive ligado a esse universo. Outro facto liga-se à própria Viana do Castelo, cidade que tem uma ligação forte com o mar, e essa ligação sempre foi muito apelativa para mim.” O fotógrafo amador vianense, antes de marcar presença no Blu European Festival, trabalhou esta mesma temática num projeto. “Estive envolvido num projeto de recolha de testemunhos e de vivências ligadas ao mar. Como os registos que efetuei encontravam-se relacionados com o tema do festival, acabei por selecionar algumas fotografias”, explicou Nuno Cruz
Para Nuno Cruz, o Blu European Festival tem a particularidade de mostrar e de ajudar a preservar as tradições ligadas às comunidades piscatórias, destacando também que a junção de diversos países faz com que seja possível conhecer novas realidades e costumes relacionados com a tradição do mar. “Tudo o que sirva para enaltecer as nossas tradições é de louvar e, este festival, acaba por proporcionar um contacto com as vertentes do mar e da pesca, especialmente no caso das novas gerações, que podem não conhecer essas mesmas atividades. Nesse sentido, é uma maneira de recuperar as memórias ligadas ao universo piscatório e de mostrar atividades que ainda existem, mas que estão em vias de desaparecer”.
O projeto europeu tem como países membros a Albânia, Espanha, Itália, Grécia, Montenegro e Portugal e o programa visa destacar o turismo a partir da cultura da pesca, dando uma enfâse às tradições piscatórias.
A entrega dos prémios do concurso de fotografia do Blu European Festival vai ter lugar no mês de fevereiro.
Andrea Cottonaro (Itália) ficou com o 2º lugar e Juan Ramos Pemán (Espanha), com o terceiro posto.
Imagem: Fotografia vencedora do Blu European Festival